Vini Jr fora do top 12 da Fifa é um absurdo
É triste, decepcionante, sem critério e nem lógica. Até aonde vão as injustiças com o camisa 7 do Real?
A Fifa anunciou nesta quinta-feira (14), os indicados ao Fifa The Best 2023. A lista é composta por 12 jogadores, metade desta lista estão os jogadores do Manchester City, dentre eles, Haaland e De Bruyne. Messi, que defende o Inter Miami e atual vencedor do prêmio, também está nesta lista, assim como Mbappé, do Paris Saint-Germain.
Surpreendentemente ou não, Vinicius Jr mais uma vez não está na lista dos melhores jogadores da Fifa. Isso de certa forma não me deixa surpreso, até porque a injustiça com o jogador já ocorre desde que ficou de fora dos escolhidos de melhor jogador da Europa. Foi por falta de talento ou por ter feito uma temporada ruim? Longe disso!
Vini fez uma excelentíssima temporada, foi o único jogador dentre as 5 principais ligas da Europa a ultrapassar 20 gols e 20 assistências, foi o segundo melhor jogador da Champions 2022/23, atrás apenas de Haaland, participou dos gols em todas as partidas da última edição da Champions League (da fase de grupos até a semifinal), seja marcando gols ou dando assistências. Ao todo na temporada, foram 46 participações em gols.
Sua qualidade e seus feitos foram provados. Mas mesmo assim o brasileiro foi esnobado e ficou de fora do top-11 da Uefa e do top- 12 da Fifa.
O que Vinicius Jr precisar provar, além do que já joga, para que o voto de capitães de seleções, treinadores, jornalistas e torcedores, que representam a comunidade futebolística, possam reconhecê-lo com um dos melhores do mundo? O que o deixa atrás de nomes como Brozovic, Declan Rice e Julian Alvarez? Não há meios que justifiquem isso.
Fato é, que as premiações individuais, seja da Fifa ou Uefa, perderam total credibilidade. Esses prêmios individuais não passam de votações desconexas da realidade, onde há um ”juri” que não escolhe os melhores, mas sim os preferidos.
Publicado em: 14 de Setembro, 2023 por Matheus Rocha