STJD suspende John Textor por 45 dias e aplica multa de R$ 100 mil
Motivo da pena são as ofensas proferidas após derrota para o Palmeiras; empresário responde a mais dois processos
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) votou nesta sexta-feira (26), pela suspensão de John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, por 45 dias e multa de R$ 100 mil. A punição é referente às declarações do empresário após o jogo contra o Palmeiras, em novembro de 2023, pelo Brasileirão.
Apesar dos 45 dias, o empresário cumprirá apenas 17 de suspensão. Isso porque ele foi punido com 30 dias anteriormente, que aumentaram para 35 dias após julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Textor foi denunciado nos artigos 243-F (ofensa à honra) e 258-B (invasão de campo). Este segundo gerou especial discordância por parte da defesa, que alegou que o americano tinha o direito de estar à beira do campo ao final do jogo, por ser o principal dirigente alvinegro. No total, foram 30 dias pelo 243-F, e outros 15 pelo 258-B.
“Não é para cartão vermelho, ele mudou o jogo. Isso é corrupção, isso é roubo. Por favor, me multem, Ednaldo, mas você precisa renunciar amanhã de manhã. É isso que precisa acontecer. Esse campeonato se tornou uma piada”, disse Textor, em entrevista para o Premiere, em novembro de 2023.
A defesa de Textor alegou que o empresário americano tinha direito a entrar em campo, por ter uma credencial, portanto não houve invasão. Segundo relato, ele teria entrado em campo para rezar com o time.
Publicado em: 26 de Abril, 2024 por Kawan Noleto