Palmeiras tentará superar trauma contra o Boca em mata-mata de Libertadores
Xeneizes levaram a melhor sobre o Alviverde em 3 oportunidades em que se enfrentaram em mata-mata do torneio
Palmeiras e Boca Juniors vão se enfrentar nesta quinta-feira (28), ás 21h30, no estádio de La Bombonera, pela semifinal da Copa Conmebol Libertadores 2023.
O Palmeiras mais uma vez terá a oportunidade de quebrar um tabu iniciado em 2000. Em três edições em que Palmeiras e Boca se enfrentaram no mata-mata, os Xeneizes levaram a melhor sobre o Alviverde. Confira o histórico.
2000
Repetindo o feito de 99, o Palmeiras mais uma vez chegou em uma final de Libertadores de forma memorável, eliminando o rival Corinthians. O adversário daquela final seria o temido Boca Juniors de Carlos Bianchi. Foram dois jogos angustiantes e com atitudes questionáveis da arbitragem em La Bombonera. O primeiro jogo terminou em 2 a 2 e na volta ficou em 0 a 0, no Morumbi. A decisão teve que ser decidida nos pênaltis, onde o Boca Juniors levou a melhor, por 4 a 2, adiando o sonho do bicampeonato do Alviverde na época.
2001
Novamente os times se encontraram no torneio, desta vez pelas semifinais. O jogo em La Bombonera mais uma vez foi tenso, com uma arbitragem polêmica de Ubaldo Aquino, a partida terminaria em um 2 a 2. No antigo Palestra Itália, a partida de novo terminou em um 2 a 2, levando novamente as duas equipes para uma disputa de pênalti. Os Xeneizes saíram vitoriosos por 3 a 2.
2018
17 anos depois, as equipes se enfrentariam mais uma vez em uma semifinal de Libertadores. Naquele ano, o Palmeiras levou a melhor sobre o Boca na fase de grupos, chegando até a ganhar na casa dos argentinos de forma inesquecível e classificando em primeiro do grupo. No entanto, nas semifinais, Dário Benedetto seria o maior vilão para os palmeirenses naquela fase, em dois jogos, o atacante anotou 3 gols contra o Alviverde. A partida de ida em La Bombonera terminou com vitória dos Xeneizes por 2 a 0 e na partida de volta no Allianz, pela 4ª vez entre as equipes, o jogo terminaria em um 2 a 2, mas com classificação do Boca, devido ao agregado por 4 a 2.
O Palmeiras agora sob o comando de Abel Ferreira, terá a missão de quebrar o tabu de 23 anos contra o Boca, para assim seguir adiante rumo a grande final da Copa Conmebol Libertadores 2023. o Verdão tentará buscar um resultado positivo na casa dos argentinos para trazer para o jogo de volta no Allianz Parque.
Publicado em: 28 de Setembro, 2023 por Matheus Rocha