Palmeiras recebe documento que reconhece o título de 1951
Clube se torna oficialmente o primeiro campeão do Mundial de Clubes
Nesta última sexta-feira (1), o Palmeiras recebeu um documento oficial da Fifa que oficializa o Verdão como campeão mundial de clubes em 1951, tornando-se o primeiro clube a conquistar o título.
A entidade já havia feito o reconhecimento do título de 1951 em 2014, mas a ata oficial só foi entregue ontem.
Estiveram presentes no evento o ex-Ministro Aldo Rebelo, responsável pelo pedido de reconhecimento da Copa Rio, diversos ídolos do clube, entre eles Ademir da Guia e César Maluco. O jornalista Mauro Beting também marcou presença e discursou após pronunciamento de Aldo Rebelo.
Aldo relatou como se deu o processo de certificação do Palmeiras como primeiro campeão mundial pela Fifa em 2014, ano em que o Brasil recebia a Copa do Mundo. Aldo era ministro do esporte durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff e conversou Joseph Blatter, presidente da Fifa à época, para reconhecer o título.
– Eu falei para o Blatter: “Você vai visitar um país, cuja instituição mais importante do futebol vai fazer seu centenário neste ano”. E pedi para ele analisar o parecer (acerca da Copa Rio), que eles nunca haviam analisado.
Em uma reunião da Fifa, o documento foi posto em pauta e ex-ministro foi convidado a realizar uma explanação da conquista alviverde. Em seguida, a oficialização do título como mundial foi votada por representantes de clubes do mundo todo e aprovada por unanimidade.
A celebração contou com espaço dedicado à grande conquista em que foram expostas a ata, a taça do torneio, uma faixa da época com os dizeres “Palmeiras Campeão do Campeões do Mundo”, entre outros artefatos históricos.
Publicado em: 2 de Março, 2024 por Kawan Noleto