Morre Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão
Beckenbauer conquistou a Copa do Mundo como jogador (1974) e treinador (1990), entrando na história da seleção alemã e do Bayern de Munique.
O futebol perdeu mais uma de suas lendas, nesta semana. Franz Beckenbauer morreu nesta segunda-feira, aos 78 anos. Em comunicado feito pela família do ex-jogador e treinador, foi divulgado a sua morte, mas sem detalhes da causa.
“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que possamos lamentar em silêncio e nos abster de qualquer pergunta “, disse a família em comunicado.
Beckenbauer é um dos grandes nomes do futebol alemão, o “Kaiser” (“o imperador”) conquistou duas Copas do Mundo, sendo uma como atleta, em 1974 e a outra como treinador, em 1990. Nesta seleta lista, estão do lado dele o brasileiro Zagallo e o francês Didier Deschamps.
Pelo Bayer de Munique, clube onde se tornou uma referência histórica, atuou por 13 anos, conquistando muitos títulos, sendo campeão três vezes da Champions League (1973-74, 1974-75, 1975-76). O ex-zagueiro chegou também a jogar ao lado de Pelé, no New York Cosmos, dos Estados Unidos.
Beckenbauer é considerado um dos melhores zagueiros de todos os tempos, sendo eleito pela própria Fifa como um dos jogadores da seleção do futebol do século 20. Ele também foi considerado pela IFFHS como o terceiro melhor atleta do século 20, atrás de Pelé e Cruyff.
Publicado em: 8 de Janeiro, 2024 por Matheus Rocha