Luis Rubiales renuncia à presidência da Federação Espanhola
Ex-presidente também deixa seu cargo de vice-presidente da UEFA
Luis Rubiales enviou uma carta à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) comunicando a sua renúncia ao cargo de presidente da entidade. O dirigente optou por deixar o posto após toda a repercussão negativa do incidente na cerimônia de premiação da última Copa do Mundo Feminina em que o agora ex-presidente deu um beijo na boca de Jenni Hermoso sem o consentimento da jogadora. No comunicado, Rubiales também informa renúncia ao cargo de vice-presidente da UEFA.
Após o ocorrido da última Copa, os jogadores das seleções masculina e feminina da Espanha se manifestaram publicamente contra o então presidente da entidade. Há pouco mais de duas semanas, Rubiales fez um discurso dizendo que o beijo foi consentido e que não renunciaria o cargo. Na carta ele diz que foi convencido por pessoas próximas a deixar o posto, mas ainda se defende dizendo que “tem fé na verdade e fará tudo que está em seu alcance para que ela prevaleça. Confira a carta na íntegra:
Rubiales está suspenso pela FIFA provisoriamente por 90 dias desde 26 de agosto, ele não pode exercer nenhuma atividade relacionada a futebol. Neste período de afastamento, a Federação Espanhola tem sido comandada interinamente por Pedro Rocha. A entidade ainda não se manifestou publicamente sobre a renúncia.
Na última semana, Jenni Hermoso apresentou uma denúncia ao Ministério Público da Espanha acusando o agora ex-presidente da RFEF formalmente por agressão sexual. Rubiales pode responder na esfera criminal. A constituição do país prevê um a quatro anos de prisão pelo crime do qual está sendo acusado.
Publicado em: 10 de Setembro, 2023 por Pedro P. Lima