Jornalismo de luto: o adeus a Antero Greco, Silvio Luiz e Apolinho
Em menos de 24 horas, três ícones do jornalismo esportivo faleceram
O mundo futebolístico começou de uma forma triste nesta quinta-feira (16). O jornalismo, em especial o esportivo, se despediu de três referências na área. Faleceram Washington Rodrigues, o Apolinho, aos 87 anos, Antero Greco, aos 69 e Silvio Luiz, aos 89 anos.
Apolinho
Grande nome do rádio esportivo, Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho, morreu na noite de quarta-feira (15), aos 87 anos. Ele lutava contra um câncer.
Apolinho comandava o “Show do Apolinho” na Rádio Tupi, líder de audiência nos esportes. O comunicador carioca também participava como comentarista da própria Rádio Tupi e mantinha uma coluna do Jornal Meia Hora chamada “Geraldinos e Arquibaldos”. Ele também ficou famoso por suas famosas expressões “chocolate”, “briga de cachorro grande”, “pinto no lixo”.
O radialista e torcedor assumido do Flamengo, já chegou a ser técnico do Rubro-Negro em 1995. Ele também teve uma passagem no clube carioca em 1998, mas desta vez trabalhando como diretor esportivo. Apolinho foi um dos comentaristas aceitos pelas quatro grandes torcidas carioca por conta de seu jeito imparcial de comentar.
Antero Greco
Antero Greco morreu na madrugada desta quinta-feira (16). O jornalista estava internado no Hospital Beneficiência Portuguesa tratando de um câncer no cérebro, que foi diagnosticado em 2022.
“Anterito”, o my friend, deu início a sua carreira como jornalista em 1974, no jornal “O Estado de São Paulo”. Ele trabalhou nos principais veículos de Mídia escrita de São Paulo como Diário Popular, Diário de S.Paulo, Estadão e Folha de S.Paulo.
Mas foi no “Sportcenter”,da ESPN, que Antero Greco ganhou fama. Ao lado de Paulo Soares, o Amigão, protagonizaram uma grande audiência no programa com uma leveza de informação e humor, que caiu nas graças do público. Ele fez parte da primeira equipe da ESPN, que era comandada por José Trajano, nos anos 90.
Silvio Luiz
O narrador Silvio Luiz também faleceu nesta quinta-feira (16), aos 89 anos. O locutor estava internado desde a última quarta-feira, e estava lutando com problemas de saúde desde o dia 7 de abril, quando teve que deixar a transmissão da final do Campeonato Paulista, após sofrer um derrame, sendo assim, sua última narração.
Com passagens por Bandeirantes, Record e SBT, Silvio Luiz tinha uma das vozes mais marcantes das transmissões do futebol brasileiro, chegando a transcender gerações. Ele era bastante famoso por seus bordões ” pelas barbas do profeta”, ” pelo amor dos meus filhinhos”, “éééé…”, entre outras.
Apolinho, Silvio Luiz e Antero criaram os seus próprios modelos, formas e jeitos para serem referências na área da comunicação, eles acreditavam fielmente nisso e foram até o final. O público amante do futebol é grato por suas vozes terem tornado a paixão pelo esporte ainda maior. Que descansem em paz!
Publicado em: 16 de Maio, 2024 por Matheus Rocha