Grupo de oposição contra Leila Pereira aumenta 65%
Lista de conselheiros que cobram explicações da presidente sobe de 26 para 43
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, não está tendo vida fácil nesses últimos dias. Nesta segunda-feira (23), enquanto torcedores palmeirenses protestavam pelo lado de fora da sede social do clube, por dentro, conselheiros do Palmeiras questionavam a dirigente durante a reunião do Conselho Deliberativo.
Segundo o jornalista Danilo Lavieri, os agora 43 opositores, cobraram explicações de Leila sobre conflitos de interesses entre clube e empresa da presidente, finanças do Verdão, preço dos ingressos e também sobre a entrevista polêmica do dia 11 de outubro. Cada um teve cinco minutos para discursar.
Os 26 conselheiros que haviam assinado uma petição cobrando explicações da presidente sobre a relação entre clube e avião comprado pela própria, tiveram o benefício do ingresso gratuito cortado, enquanto os apoiadores da dirigente continuavam com a entrada gratuita. A ação de Leila não só punia quem era contra suas ideias, como também inibia outros que pensassem em contesta-la. Em um documento enviado, os opositores exigem que o presidente do conselho, Alcyr Ramos da Silva Júnior, cancele a punição do grupo e o mesmo de uma reposta em até cinco dias. Eles também cobram a criação de uma comissão para discutir benefícios ao conselho com transparência.
“O ato de fazer distinção entre conselheiros, seja restringindo seletivamente benefícios, seja impedindo ou dificultando seu acesso a evento institucional, discriminando-os em função de sua livre atuação política, que no caso em tela limita-se ao simples ato de solicitar esclarecimentos, atenta não apenas contra o livre exercício da convicção política dos referidos conselheiros, mas de todo o Conselho Deliberativo da SEP, fato esse inédito na história do clube“, afirmam os 43 conselheiros.
Leila se pronunciou após os questionamentos dos conselheiros. Em sua fala, a presidente do Alviverde lamentou o momento ruim nos bastidores do clube e tentativa de “plantar crise”, ainda dizendo para os conselheiros não acreditarem em tudo que a imprensa fala. Leila admitiu que existe uma certa turbulência no Palmeiras, mas disse que é normal que o clube passe por altos e baixos, defendendo que não se pode ganhar todas. Ela também assumiu culpa em contratações e disse estar mais atenta a isso.
Torcida do Palmeiras protesta antes de reunião
Com direito a caixas de pizzas e faixas, os torcedores do Palmeiras protestaram do lado de fora da sede social do clube, antes da reunião do Conselho Deliberativo começar. Os torcedores deixaram mensagens cobrando a gestão de Leila e deram uma cutucada em seus apoiadores. Algumas faixas diziam “Conselho vendido” e “Seu voto vale uma pizza?”.
A manifestação foi convocada pela principal torcida organizada do Palmeiras, Mancha Verde, a relação com a antiga aliada da presidente piorou ainda mais neste ano. Desde a eliminação para o Boca Juniors, pela Libertadores, os protestos correm soltos contra Leila Pereira.
Publicado em: 23 de Outubro, 2023 por Matheus Rocha