Gabigol é suspenso por dois anos após tentativa de fraudar antidoping
Decisão da Justiça Desportiva Antidopagem cabe recurso por parte do atacante do Rubro-Negro
O atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, foi suspenso nesta segunda-feira (25) por um período de dois anos pela Justiça Desportiva Antidopagem, por fraude do exame antidoping. A decisão, que começará a ser validada em abril, cabe recurso por parte do atleta.
Segundo informações do “ge”, o julgamento foi apertado, com o placar de 5 a 4 a favor da punição de Gabigol. Outro ponto importante citado pela reportagem é a de que a punição da atacante começou a contar a partir de abril de 2023, podendo voltar a atuar já em 2025.
A vice-presidente do Tribunal de Justiça Antidopagem, Selma Melo, explicou que o código estabelece o seguinte no inciso II do artigo 163 – o artigo que trata do início do período de suspensão:
- na hipótese de atrasos substanciais no procedimento de gestão de resultados e, quando demonstrado pelo atleta ou outra pessoa que não deu causa a tais atrasos, a ABCD ou o TJD-AD, conforme o caso, poderá estabelecer o início do período de suspensão:
- I – na data de coleta da amostra;
(Trechos extraídos do Código Brasileiro Antidopagem)
Relembre o caso
Em 8 de abril, técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foram até o Ninho do Urubu, CT do Flamengo, para realizar exame antidoping surpresa em alguns jogadores, praxe no trabalho da autoridade. Gabigol, segundo a denúncia apresentada pela procuradoria, não gostou de ter sido sorteado e dificultou o trabalho dos profissionais.
Ele não teria feito a coleta quando solicitado, indo almoçar antes, teria se irritado quando foi acompanhado ao local para urinar e não teria lacrado o recipiente, como pede o protocolo. O caso foi relatado pelos oficiais à ABCD, que fez o repasse das informações à procuradoria, para investigação.
Gabigol, por meio de nota, disse que o exame foi feito e apresentou resultado negativo.
Publicado em: 25 de Março, 2024 por Kawan Noleto