Fifa The Best: Messi é eleito o melhor jogador do mundo
Argentino ficou empatado com Haaland na 1º posição, mas venceu devido os votos de capitães de seleções
Messi foi coroado no The Best e pela oitava vez se torna melhor jogador do mundo. O camisa 10 do Inter Miami superou os concorrentes Haaland, do Manchester City e Mbappé, do PSG, o que causou muita discrepância entre o público.
A reação da plateia presente no local foi constrangedora, poucos aplausos foram dados a Messi, que não compareceu na cerimônia, assim como Haaland e Mbappé. O pai do camisa 9 do City, Alf Inge Haaland, não escondeu o seu descontentamento com o anúncio do vencedor.
Para quebrar o gelo da situação, de um forma humorada, Henry brincou e disse que ficaria com o prêmio, já que Messi não pôde comparecer:
“Vou guardar, já que nunca ganhei nenhum desses.”, brincou o ex-atacante francês.
A avaliação do The Best leva em conta o desempenho dos jogadores de 19 de dezembro de 2022 até 20 de agosto de 2023, ou seja, o desempenho de Messi no período da Copa do Mundo de 2022 não poderia ser considerado. Após a Copa do Mundo, Messi não teve um bom desempenho no PSG e acabou deixando o clube francês na metade de 2023 rumo ao Inter Miami.
Desta vez sem a mesma unanimidade, Messi chega a oito troféus de melhor jogador do mundo (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2023 e 2024), que o isola de qualquer jogador na história do prêmio.
Outras premiações:
- Melhor treinador: Pep Guardiola – Manchester City
- Melhor treinadora: Sarina Wiegman – seleção da Inglaterra
- Melhor goleiro: Ederson – Manchester City
- Melhor goleira: Mary Earps – Manchester United
- Fair play: seleção brasileira – Luta antiracismo, representada pelo atacante Vinicius Jr, do Real Madrid
- Prêmio Puskas: Guilherme Madruga – gol de bicicleta de fora da área, jogando pelo Botafogo-SP
- Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí – Barcelona
- Prêmio especial: Marta, que foi eleita seis vezes melhor jogadora do mundo, recebeu um prêmio especial da Fifa, pelo conjunto da obra de sua grandiosa carreira
Melhor time masculino:
Thibaut Courtois; Kyle Walker, John Stones e Rúben Dias; Bernardo Silva, Jude Bellingham e Kevin De Bruyne; Erling Haaland, Kylian Mbappé, Lionel Messi e Vinícius Júnior.
Melhor time feminino
Mary Earps; Lucy Bronze, Alex Greenwood, Olga Carmona; Ella Toone, Aitana Bonmati, Keira Walsh; Lauren James, Sam Kerr, Alex Morgan e Alessia Russo.
Publicado em: 15 de Janeiro, 2024 por Matheus Rocha