Farid Germano é demitido da Band após acusação de racismo durante programa
Jornalista teria realizado sons de macaco ao imitar o goleiro Kidiaba, do Mazembe, na eliminação do Internacional, na semifinal do Mundial de Clubes de 2010
Nesta sexta-feira (15), a Band tomou a decisão de demitir o jornalista e influenciador, Farid Germano, que fazia parte do programa “Os Donos da Bola” do Rio Grande do Sul.
Durante o programa, Farid, que é torcedor declarado do Grêmio, quis fazer uma provocação ao rival Inter, dos 13 anos da “zebra” do Colorado no Mundial De Clubes. A equipe gaúcha havia sido eliminado pelo Mazembe, clube da República Democrática do Congo, na semifinal do torneio.
Farid quis reproduzir a marcante comemoração do ex-goleiro Muteba Kidiaba. No entanto, sua atitude gerou indignação dos diretores da emissora, que viram seu gesto como racista ao imitar sons de macaco no chão.
O influenciador imediatamente foi afastado do programa e seu processo de demissão foi iniciado. Os diretores da Band optaram também por remover das redes sociais e do canal do Youtube a transmissão do episódio do programa, desta sexta-feira (15). Logo “Os Donos da Bola” emitiu um pedido de desculpas pelo ocorrido, classificando a ação de Farid como um ato de discriminação.
Além da demissão, Farid também teve seu contrato rompido com o clube gaúcho de futebol 7, Atlético Ribeirense. O influenciador gremista tinha acordo contratual para divulgar a equipe do município de Barra do Ribeiro nas redes sociais.
“O Clube Atlético Ribeirense informa que não compactua com as atitudes do apresentador Farid Germano. Com isso, todas as atividades planejadas e quaisquer possibilidade de que o apresentador represente o clube foram canceladas“, diz o início da nota oficial do Atlético Ribeirense.
“Informamos, por aviso prévio, que todos eventos que iriam incluir o apresentador sofrerão mudanças, e não contarão mais com o mesmo. O apresentador seria um dos influencers do clube para 2024, mas, por decisão da diretoria, os laços estão cortados”, completou.
Publicado em: 15 de Dezembro, 2023 por Matheus Rocha