Argentina informa que prenderá estrangeiro que rasgar dinheiro
Ato vem se tornando cada vez mais comum entre torcidas visitantes, principalmente torcidas brasileiras em jogos da Libertadores e Sul-Americana
Nesta quinta feira (10), a Agência de Prevenção da Violência no Esporte (APREVIDE), na Argentina, anunciou que os torcedores que rasgarem dinheiro em solo argentino, serão detidos. A detenção será de 15 a 30 dias.
Eduardo Aparacio, titular do órgão, foi quem comunicou a decisão que já vem repercutindo nos principais veículos argentinos. Segundo Aparicio, o ato de rasgar as cédulas, pode vir a causar violência, já que o ato tem como propósito provocar o povo argentino devido à alta inflação no país, que acabou superando 100% no último ano.
Ainda foi argumentado pelo órgão, que esse ato viola os artigos 10 e 14 da Lei11.929, no qual estabelece o regime de contravenção em eventos esportivos. Sendo assim o texto prevê punição a “quem ocasionalmente ou sistematicamente causar perturbação, iniciar à luta, insultar ou ameaçar terceiros, ou por qualquer forma prejudicar o normal desenvolvimento de uma manifestação desportiva”, ou seja, quem praticar tal ato no país, a partir de agora, será punido.
Publicado em: 11 de Agosto, 2023 por Felipe Guedes